• e-Lobo Guará

AFINAL, O QUE É SUSTENTABILIDADE?


Olá Lobos!

Hoje vamos falar de uma definição que pode não ser tão clara para todos. Uma das palavras mais lidas, ouvidas e discutidas nos últimos tempos, cada vez mais, vozes chamam atenção para o assunto e alertam sobre o nosso atual modelo de vida.

Mas afinal, você sabe o significado de Sustentabilidade?

Ao buscarmos no dicionário, a palavra sustentabilidade é definida como:

---------------------------------------------------

Sustentabilidade

sus·ten·ta·bi·li·da·de

sf

Qualidade, característica ou condição de sustentável.

ETIMOLOGIA

der da alt de sustentável+idade

---------------------------------------------------

Fonte: Dicionário Michaelis, disponível em https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/sustentabilidade/

Sinceramente, não explica muita coisa né?

E uma busca no google, aparecerão explicações mais práticas e compreensíveis, como:

“...a palavra sustentável deriva do latim sustentare e significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.”

“sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre o suprimento das necessidades humanas e preservação dos recursos naturais...”

ou simplesmente,

“...sustentabilidade é o processo que busca preservar da melhor maneira possível o meio ambiente”

Todas essas definições estão corretas e mostram que o termo é bastante complexo e que não é apenas sobre natureza, mas sim um conjunto de ações que desejam a harmonia e bem estar do planeta e da sociedade.

E para entendermos um pouco melhor, podemos dar uns passinhos para trás…

Em junho de 1972, em Estocolmo, capital da Suécia, aconteceu a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (United Nations Conference on the Human Environment - UNCHE), é considerado o primeiro grande encontro de chefes de estado organizada pelas Organizações Unidas (ONU), para tratar de assuntos relacionados a degradação ambiental. Na década de 1980, a ONU retomou debates sobre as questões ambientais, e uma comissão mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento foi formada. Chefiada pela primeira ministra da Noruega na época, Gro Harlem Brundtland, esta comissão resultou em um documento denominado como “Relatório de Brundtland”, que define o desenvolvimento sustentável como "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Podemos dividir o termo “sustentabilidade” em 3 pilares: ambiental, econômico e social. Este tripé é sobre ser economicamente viável, ecologicamente benéfico e socialmente equitativo (justo, imparcial e igual), esses conceitos nos guia para uma cadeia solidária em que o principal objetivo é a preservação do meio ambiente. Além disso, nos chamam para uma reflexão sobre nosso atual modelo de vida, de entender sobre o impacto que nossas ações geram em nosso planeta e poder minimizá-los adotando atitudes conscientes. Já pensou sobre toda a cadeia que um produto leva até chegar em nossa casa? Os recursos do planeta levam um tempo para se regenerar, o “Dia de sobrecarga da terra” foi criado pela ONG Global Footprint Network, que é quando teremos consumido os recursos, mais que o planeta pode se regenerar. E esta data tem chegado cada vez mais cedo, no ano de 2020, ela ocorre três semanas mais tarde em relação a 2019 devido à pandemia da COVID-19, que obrigou a população mundial a desacelerar.

Um outro grande problema é o lixo. Na conferência da Terra realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1992, foi sugerida a política dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar, para a diminuição dos resíduos e estimular o consumo responsável, e de ter consciência de que o consumo afeta o tripé ambiental, econômico e social.

Definindo a sustentabilidade de uma maneira prática, é basicamente às condições que serão resultado das preocupações, conscientização, e responsabilidade e ações, nas quais a humanidade continuará se desenvolvendo, administrando os recursos naturais e encontrando alternativas para o uso de recursos não renováveis, entendendo que o desenvolvimento tecnológico e científico devem ter como objetivo principal, o desenvolvimento humano, preservando o meio ambiente, trazendo justiça social e direitos para a população, e equilibrando a economia. Pois sem meio ambiente, não há economia e nem vida

E você? Que planeta você quer deixar para as futuras gerações? Vamos juntos tornar um mundo melhor?





FONTES: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/principio-dos-3rs.html

3 visualizações

© 2020 STUDIO LOBO GUARÁ. Todos os direitos reservados.

Rua Pirapitingui 179

CNPJ: 34.835.366/0001-00

Devida a pandemia da COVID-19, as entregas estão com maior tempo de atendimento que pode chegar até 21 dias. Entre em contato para saber mais.